RESENHA: O Livro do Cemitério - Neil Gaiman

Autor: Neil Gaiman
336 páginas
Editora: Rocco

Sinopse:
"Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família.Com um começo sombrio e violento, diferente do seu habitual, o escritor inglês provoca arrepios no leitor. A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares, o homem chamado Jack. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor. "
A Trama se desenrola ao redor de Ninguém Owens, que quando bebê , aos 2 anos de idade, escapa da morte ao sair de sua casa engatinhando rumo ao cemitério, enquanto um homem chamado Jack assassina toda sua família. A partir daí, mostra – se o crescimento desse menino junto aos fantasmas do cemitério que o acolheram e todo o desenvolvimento da criança nas artes fantasmagóricas – Sumiço, Medo, Passeio nos Sonhos, etc. -, além de explicar o motivo – clichê - dos assassinatos e porque o Nin Owens estava sendo caçado.

A estória é boa e tinha um grande potencial para ser melhor desenvolvida por abordar um assunto diferente e ao mesmo tempo interessante. Contudo, mesmo com a fluidez da narração e com um tema interessante, o livro não consegue fechar de forma satisfatória todas as linhas da trama, deixando alguns pontos sem esclarecimento e acaba por desembocar em alguns clichês.

A mensagem que o livro passa sobre o perigo que ronda a vida é bem legal e o desfecho do livro é emocionante, mas mesmo assim, os assuntos abordados no livro podiam ser melhor trabalhados, deu a impressão de que algumas informações foram jogadas, apenas para dar algum sentido a estória, mas acabou deixando muitas perguntas em aberto. 


Talvez, um pouco do meu desapontamento com o livro seja pelo fato de eu o ter lido com altas expectativas, não só por ser um livro com bastante comentários positivos, mas pelo fato de ser um autor bem conceituado não só entre leitores, mas também pela crítica.

Apesar de não ter sido um ótimo livro para mim, tenho certeza que é um livro que vai agradar muitos, por isso recomendo a leitura.

Link do livro no Skoob:  http://www.skoob.com.br/livro/101187

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto desses tipo de livro, pois mesmo que seja uma histórias que vc venha a dizer: "isso nunca acontecerá", poderá sim ocorrer, afinal o mundo tem mais de 7 bilhões de pessoas. Abraços!

Senhor dos Ventos

Unknown disse...

GOSTEI DA DICA PENA QUE É DIFÍCIL
PARA MIM ADQUIRIR ESTE LIVRO, ADORARIA
LER ELE.

Postar um comentário